Treino de Cães
O treino de cães é uma prática que traz muitos benefícios à convivência com um animal de estimação. Seja respondendo a comandos básicos, fazendo xixi nos lugares certos ou até mesmo socializando com estranhos, treinar só pode trazer benefícios.
Porém, para iniciantes no assunto, esta pode ser uma tarefa um tanto complexa. Afinal, a capacidade de aprender novos truques varia de animal para animal. A raça e a personalidade do animal também desempenham aqui um papel decisivo. Então confira essas 5 dicas para treinar seu cachorro sozinho!
Comece a treinar o mais cedo possível
Quanto mais cedo você começar a treinar seu cão, melhores serão os resultados. Isso ocorre porque os cães têm menos probabilidade de desenvolver maus hábitos se o treinamento começar cedo. Dessa forma, treinar seu animal de estimação será muito mais simples.
Além disso, é mais fácil para os filhotes aprenderem. Este também é um bom momento para se relacionar com seu cão e determinar o que pode ou não ser feito.
Embora um pouco mais complicado, é possível treinar cães adultos. Afinal, os cães mais velhos ainda podem aprender coisas novas. Ao treinar um cão adulto, estimulá-lo regularmente, ser paciente e sempre amoroso serão os fatores decisivos.
Coma lanches durante o treino
Esta é uma etapa básica no treinamento porque o reforço positivo é muito importante no treinamento de cães. Os animais de estimação devem ser recompensados quando obedecem a comandos ou mesmo defecam onde o dono os direciona.
Para fazer isso, basta estocar muitas guloseimas que seu animal de estimação adora. Depois que seu amigo peludo cumprir o que foi pedido a ele, ele deverá ser recompensado. Dessa forma, o animal associa determinadas ações à guloseima e, portanto, tem maiores chances de realizar essas ações com frequência.
Pare de lutar e ensine!
Paciência e compreensão são muito importantes quando queremos ensinar algo novo a alguém ou a um animal de estimação. Portanto, caso seu pet não responda a nenhum comando durante o treinamento, evite brigar com ele.
No entanto, isso não significa recompensá-lo por fazer a coisa errada. Apenas persista até que seu animal entenda que existe uma maneira correta de realizar determinada ação.
Brigar pode até dificultar as coisas. No final das contas, o treinamento de cães consiste em ensinar seu animal de estimação. Caso ele se sinta inseguro, assustado ou até mesmo nervoso, o aprendizado ficará prejudicado. Ninguém aprende sob pressão, certo?
Isso não significa que você não possa ser firme na hora de treinar. Você pode usar o comando de voz para repreender seu amigo peludo antes que ele faça algo errado. Nem brigar nem abuso é a resposta, mas é importante impor limites.
Use palavras de incentivo e expresse muito carinho
Outra dica para treinar seu cão é usar palavras de incentivo e fazer muito barulho. Por exemplo, se acabar o estoque de guloseimas, substitua as guloseimas por elogios e carícias atrás das orelhas.
Demonstrar alegria e encorajar seu animal de estimação tem o efeito oposto ao de brigar. Incentivar seu amigo de quatro patas com palavras ou até mesmo gestos pode ajudá-lo a se sentir cada vez mais seguro e facilitar o reconhecimento do bom comportamento.
Repita o ensinamento com frequência e seja paciente.
É óbvio que paciência é a palavra-chave no adestramento de cães. Isso porque, dependendo do pet, aprender coisas novas pode demorar. Portanto, é importante realizar sessões com certa frequência.
Então não desista dos seus amigos! Com muita dedicação, amor e a motivação certa, seu cão certamente responderá aos comandos básicos. É importante respeitar o tempo de aprendizagem do animal e apoiá-lo sempre.