Psicologia Canina - Como os cães aprendem?
Psicologia Canina: como os cães aprendem?
Compreender verdadeiramente a psicologia canina pode beneficiar muito os donos de cães.
Trata-se de compreender como os cães pensam, suas interações sociais e como eles formam vínculos entre si e com os humanos.
Essa compreensão o ajudará a se comunicar melhor com seu cão e a proporcionar-lhe a vida mais saudável e feliz possível. Embora o adestramento canino tenha muito a ver com aspectos práticos, é importante conhecer os fundamentos teóricos.
Condicionamento Clássico
Pavlov ficou famoso por seus experimentos com cães. O investigador russo demonstrou com sucesso que os cães podem ser condicionados a associar dois eventos não relacionados, mesmo a nível subconsciente. Quando uma campainha tocou pouco antes de alimentar um cachorro, Pavlov observou que, após várias repetições, o cão imediatamente começou a salivar ao ouvir a campainha, mesmo que ainda não houvesse comida.
Neste tipo de condicionamento o cão responde automaticamente sem qualquer treinamento. Por exemplo, um cachorro que nunca viu uma coleira não reagirá quando você a vir. Porém, poucos dias depois de chegarem à nova casa, eles demonstram alegria quando alguém assume a liderança. Isso acontece porque o cachorro já associou a coleira ao passeio.
Alguns exemplos de associações clássicas no dia a dia de quase todos os cães:
Ser humano → Cão
Pegar na trela → Vamos à rua
Tocam à campainha → Vamos ter visitas
Pegar na gamela → Hora de comer
Condicionamento Operante
No condicionamento operante ou condicionamento de Skinner, existe uma relação entre um comportamento e suas consequências. O principal responsável pela definição deste conceito foi o psicólogo B.F. Skinner, que concluiu que as consequências do comportamento podem ocorrer através de reforço positivo ou negativo, ou através de punição positiva ou negativa.
Você pode condicionar o comportamento do seu cão desencadeando um estímulo positivo ou negativo após um comportamento específico. Se o seu cão sempre recebe uma recompensa após realizar um determinado comportamento, ele repetirá o comportamento para receber a recompensa. Quando um cão é punido por um determinado comportamento, o cão evitará esse comportamento para evitar a punição.
O condicionamento operante requer a consideração de quatro quadrantes:
Reforço - Visa aumentar a frequência de um comportamento.
Punição – visa reduzir a frequência de um comportamento.
Positivo - O estímulo é adicionado como resultado de um comportamento que pode ser agradável ou desagradável do ponto de vista do cão.
Negativo - Um estímulo é removido como resultado de um comportamento que pode ser agradável ou desagradável do ponto de vista do cão.
Exemplo de reforço positivo: Seu cão segue seu comando para sentar, então dê a ele uma guloseima (dê-lhe uma guloseima = reforço positivo). Ao adicionar um estímulo agradável (uma guloseima) a um comportamento desejado (um cão sentado sob comando), você incentiva o cão a aumentar a frequência desse comportamento.
Exemplo de punição/punição positiva: Um cachorro late para outro cachorro na rua e damos um pequeno puxão na coleira (puxar a coleira = punição positiva). Fornecer um estímulo desagradável (um trem) reduzirá a frequência de comportamentos indesejáveis (latir para outros cães na rua).
Exemplo de reforço negativo: Pedimos ao cachorro para sentar, mas o cachorro não obedece. Puxar continuamente para cima usando a guia causará desconforto. O cão ficará sentado por causa do desconforto (efeito do desconforto = punição positiva). Pare imediatamente o puxão contínuo para cima quando o cão estiver sentado. O resultado é menos desconforto (menos desconforto = reforço negativo). Ao eliminar o estímulo desagradável (puxão contínuo para cima) quando o cão realiza o comportamento que desejamos (sentar), nos esforçamos para aumentar a frequência desse comportamento.
Exemplo de punição/punição negativa: Um cachorro pula em seu dono quando ele entra na casa. Diante de tal comportamento indesejável, o dono ignora o cão e priva-o da atenção que tanto deseja (punição negativa). Remover o estímulo (atenção) reduz a frequência de comportamentos indesejáveis (pular sobre o dono).
Independentemente da abordagem, praticamente todos os especialistas em psicologia animal concordam que os cães têm uma capacidade altamente desenvolvida de observar e aprender com gestos humanos e sinais verbais.