A queda de cabelo é causada por vários fatores. No entanto, existem algumas dicas que você pode considerar para reduzir a queda de cabelo do seu cão.
Lembre-se que a queda natural do cabelo é saudável e irreversível. Isso porque é a resposta do seu corpo à queda de cabelos mortos ou danificados ou à adaptação a uma estação específica.
Preste atenção à dieta do seu cão
A queda excessiva de cabelo geralmente é causada por deficiências nutricionais. A comida afeta diretamente a saúde da pele e da pelagem do seu cão. Portanto, certifique-se de alimentar seu animal de estimação com ração seca rica em nutrientes, especialmente ômega-3, EPA, DHA e vitamina E. Uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 também pode ajudar a combater a inflamação da pele e reduzir a caspa.
Você não verá resultados imediatamente, mas os verá depois de alguns meses. Você não apenas notará menos queda de cabelo, mas também notará uma pelagem mais bonita e saudável.
Forneça água potável.
Tão importante quanto alimentar seu cão com a melhor dieta é fornecer-lhe água fresca, limpa e potável. A desidratação provoca ressecamento da pele, o que aumenta a queda de cabelo e o desenvolvimento de algumas doenças.
Uma dieta complementada com ração úmida também pode ajudar a melhorar a hidratação do seu cão.
Escove a pelagem com frequência.
Escovar a pelagem regular e eficazmente remove os pelos soltos e em excesso, redistribui a oleosidade na pele e garante pelagens saudáveis e macias. É também uma das melhores maneiras de evitar que os cabelos se espalhem pela casa.
Para escovar a pelagem do seu cão, você precisa escolher o tipo de escova ideal para ele.
Saiba mais sobre como escovar
Raspar seu cão remove pelos danificados ou danificados. Porém, nem todos os cães requerem a mesma atenção na tosa, por isso você deve saber com antecedência quais cuidados tomar dependendo das características do animal.
Leve seu cachorro para passear ao sol
Cães que vivem em ambientes fechados e não estão acostumados a tomar sol têm maior probabilidade de sofrer queda de cabelo. É importante levar seu cachorro para passear ou encontrar um local ensolarado em sua casa.
Se o seu cão não está habituado a estar ao sol, existe um elevado risco de queimaduras solares, por isso deve ter especial cuidado ao passear com ele. Este risco também pode ser aumentado ou diminuído dependendo da raça do cão e, portanto, das suas características, especialmente do tipo de pele e pelagem.
Por favor, tome banho regularmente.
Você deve tentar desinfetar seu cão e mantê-lo limpo e arrumado. Esta regra é importante para manter a pelagem saudável e remover pelos mortos e soltos. Se o seu cão toma banho regularmente, os pelos soltos cairão neste momento e não no tapete ou sofá da sua casa.
Informe-se com antecedência com que frequência você deve dar banho em seu cão, dependendo de sua raça e características. O banho excessivo pode ser prejudicial ao animal. Use produtos que não agridam os animais em vez de xampus caseiros.
Protegendo seu cão contra pulgas e outros parasitas
A principal causa da queda de cabelo em animais de estimação são os parasitas externos. É importante o uso de medicamentos antiparasitários para prevenir esta situação. Se você não tem tempo para prevenção, existem produtos que você pode usar para desparasitar pulgas e carrapatos.
Além disso, os parasitas podem causar desconforto e sérios problemas de saúde ao seu cão.
Se você notar queda excessiva de cabelo, mas não souber a causa, entre em contato com seu veterinário para obter o melhor conselho. A queda severa de cabelo não é normal e pode indicar que seu cão tem um problema de saúde.